Esposende dá a conhecer “O enigmático Mundo dos Cogumelos”

25 Nov

cogumelos

Os Serviços de Património Cultural e de Arqueologia da Câmara Municipal de Esposende organizaram uma viagem por um conjunto de atividades realizadas pelos nossos antepassados, centradas no seu conhecimento sobre recursos comestíveis da floresta. Na atividade “O Enigmático Mundo dos Cogumelos”, os participantes descobriram o património cultural e ambiental das margens do rio Neiva.
A proposta de um passeio por paisagens de incomparável beleza e biodiversidade, numa época em que os cogumelos dão cor e encanto aos campos e bosques de Esposende, permitiu a exploração do conhecimento que os antepassados tinham sobre os recursos comestíveis da floresta.
Os participantes tiveram oportunidade para conhecer “A importância dos cogumelos para o equilíbrio dos sistemas florestais e dos habitats naturais”, uma exposição itinerante produzida pela Associação Assobio, com o apoio da Autarquia de Esposende.
Esta iniciativa que contou com o contributo da Associação Assobio, da Associação Rio Neiva e da Escola Profissional de Esposende terminou à mesa, degustando uma feijoada de cogumelos. Com a organização desta iniciativa, pretende-se divulgar e valorizar recursos endógenos de âmbito cultural e ambiental, promovendo, igualmente, a animação turística do território.
O Centro Interpretativo de S. Lourenço promove, ainda, às terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas e das 14 às 16 horas, ateliês de confeção do Pão Galaico, cuja participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória até ao segundo dia útil anterior, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou pelo telefone 253 960 179.
Desde a Pré-História que a castanha e a bolota eram usadas como complemento na alimentação humana. Divulgar a importância destes frutos na alimentação galaico-romana é uma das finalidades da atividade, onde os participantes terão oportunidade de confecionar e degustar o seu próprio pão.