Município de Esposende promove Semana da Floresta Autóctone

18 Nov
No sentido de sensibilizar a comunidade escolar para a importância da floresta, em especial das espécies autóctones, o Município de Esposende, em colaboração com a empresa municipal Esposende Ambiente, está a promover a Semana da Floresta Autóctone.

O evento, que se iniciou hoje e decorre até 23 de novembro, Dia da Floresta Autóctone, integra várias atividades, nomeadamente visitas à floresta, ações de plantação de árvores e ações de sensibilização.

Uma das atividades traduz-se na visita da Equipa de Sapadores Florestais de Esposende às escolas do 1.º Ciclo do ensino Básico do concelho, dando a conhecer uma das entidades que executa trabalhos durante todo o ano nos espaços florestais. A equipa, composta por cinco elementos, realiza silvicultura preventiva durante todo o ano e beneficiação manual de caminhos florestais no período de inverno, e pode realizar queimadas. Durante o período crítico está apta a fazer vigilância de incêndios florestais, primeira intervenção, podendo igualmente apoiar os Bombeiros nas ações de combate e rescaldo.

Através da promoção da Semana da Floresta Autóctone, pretende-se aproximar a comunidade da floresta, dar a conhecer algumas das tarefas realizadas permanentemente e alertar para a importância dos espaços florestais. De salientar que a floresta autóctone em particular está melhor adaptada às condições edafoclimáticas, permite uma maior subsistência de espécies aumentando, assim, a biodiversidade, e é mais resistente e resiliente aos incêndios florestais.