Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolhe Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME

A terra treme jpeg 1 1024 2500
02 Nov

 

A 5 de novembro, às 11h05, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) volta a propor aos Cidadãos a participação no Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico “A TERRA TREME”.
“A Terra Treme” é um exercício nacional anual, organizado pela ANPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e, este ano, Esposende foi o concelho escolhido no distrito de Braga, pois o exercício coincide com o Dia Internacional de Sensibilização para o Risco de Tsunamis, fenómeno muito associado aos sismos e cujo impacto sobre as zonas costeiras pode ser enorme.
Esta iniciativa, cujo simulacro decorrerá na Escola Secundária Henrique Medina e será complementada com uma mostra de meios de proteção civil, é organizada pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC, em parceria com os serviços municipais de proteção civil, as corporações locais de bombeiros voluntários, a Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Marinhas, a GNR, a Capitania do Porto de Viana do Castelo e demais agentes de proteção civil.
Decorrerão ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção visando capacitar os cidadãos a agir corretamente em caso de sismo, designadamente sobre as medidas preventivas e comportamentos a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
Durante um (1) minuto, os cidadãos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de novembro, às 11h05, devem executar os três (3) gestos de autoproteção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.
Além da participação no exercício, a ANPT propõe aos cidadãos que se inscrevam no sítio digital www.aterratreme.pt/inscreva-se, respondam a um inquérito que visa apurar o grau de perceção do risco sísmico entre os respondentes (www.aterratreme.pt/inquerito) e partilhem registos da iniciativa no sítio digital e noutros suportes digitais.
…TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!