Benjamim Pereira garante apoio à Banda de Música de Antas

29 Out

_DSC0005

A Câmara Municipal de Esposende vai apoiar a Banda de Música de Antas - Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende na requalificação da sua Casa da Música e na aquisição de novos instrumentos. O compromisso foi assumido pelo Presidente Benjamim Pereira no jantar de encerramento da época musical, comemorativo do 146.º aniversário da instituição, que ontem teve lugar e que contou com mais de três centenas de participantes, indo de encontro à promessa, na cerimónia de tomada de posse para este novo mandato autárquico, de manter o apoio ao associativismo.

Benjamim Pereira sustentou mais este apoio do Município com o excelente trabalho que tem vindo o ser desenvolvido pela Banda, nomeadamente no plano da formação musical, e cujo desempenho tem vindo a ser reconhecido também fora dos limites do concelho, designadamente em concursos de bandas filarmónicas. Assinalou que, para além do seu papel cultural, merece reconhecimento pelos valores que cultiva no seio da instituição.

“Estou totalmente disponível para colaborar com esta grande instituição”, afirmou o Autarca, assinalando que a Banda de Antas conta com 146 anos de história e que é um digno embaixador do Município. “É um projeto musical de grande qualidade”, afirmou Benjamim Pereira, elogiando também o talento do “maestro de excelência” Diogo Costa.

O Presidente da Câmara Municipal felicitou a Banda de Antas pela passagem de mais um aniversário e expressou uma palavra de reconhecimento às sucessivas direções pela sua disponibilidade e trabalho em prol do associativismo.

Atendendo a que iniciou recentemente o segundo mandato autárquico, Benjamim Pereira referiu que o Município tem em curso um conjunto alargado de obras em todo o concelho e garantiu que o plano de investimento nas freguesias é para continuar, obedecendo a “critérios de equidade” e “total transparência”. À população de Antas deixou a promessa de continuar a apoiar a Junta de Freguesia no desenvolvimento do seu trabalho e aproveitou a oportunidade para expressar uma palavra de apreço ao Presidente da Junta cessante, António Viana, e para saudar o novo autarca José Viana, a quem garantiu total colaboração.

“Tudo faremos para que continuem a ter orgulho na banda”, afirmou o Presidente da Direção, Jorge Neiva, dando nota da rigorosa gestão financeira que tem permitido manter a atividade da associação e o nível de excelência da Banda, referindo o contributo do Município, nomeadamente o subsídio anual e os apoios financeiros que pontualmente têm vindo a ser concedidos. Aproveitando a presença do Presidente da Câmara Municipal lembrou a necessidade de aquisição de novos instrumentos e de obras de requalificação do edifício da Casa da Música, apelando, deste modo, à ajuda do Município.

Em representação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, o Vice-Presidente João Felgueiras salientou a qualidade musical da Banda da Antas e referiu também que “é de realçar e louvar o vosso intenso trabalho na formação musical, principalmente junto dos mais jovens”, considerando que é “uma aposta ganha e o garante do futuro”. Aludindo aos 146 anos de existência da coletividade, referiu que a Banda soube renovar-se e adaptar-se aos novos tempos, dando “uma excelente imagem do concelho e da freguesia de Antas”. Concluiu expressando, em nome da direção dos Bombeiros Voluntários de Esposende, total disponibilidade e colaboração para com a Banda.