Livro evoca os “Naufrágios na Costa de Esposende”

22 Jan

Foi, neste sábado, dia 20 de janeiro, apresentado, no Museu Marítimo de Esposende, o livro “Naufrágios na Costa de Esposende”, de José Felgueiras.

Numa obra de 500 páginas, o autor reúne histórias de dezenas de incidentes na costa de Esposende, recuando milénios para descrever a força devastadora do oceano Atlântico. Recorrendo a diversos documentos, livros e testemunhos orais, a obra de José Felgueiras pretende “marcar a raiz marítima de Esposende”. Para breve, o investigador promete apresentar uma obra sobre a história da pesca em Esposende.
Apresentado por Manuel Penteado Neiva que descreve o livro como “mais uma obra que vem enriquecer a história de Esposende e das suas gentes”, Naufrágios de Esposende tem como subtítulo “Mar do Senhor”, expressão tão frequente entre os homens do mar.
O Município de Esposende reconhece e apoia, direta ou indiretamente, a prolixa faceta dos esposendenses, o que tem permitido a edição de centenas de obras, autênticos documentos da história local e que perpetuam a memória coletiva das gentes do concelho.
Nesta apresentação pública do livro, que foi intercalada e enobrecida com momentos de poesia e de música, participaram representantes de diversas entidades/instituições locais, designadamente da Câmara Municipal de Esposende, tendo-se revelado muito limitada a sala do Museu Marítimo de Esposende para acolher a enorme afluência de todos os convidados.
A Câmara Municipal de Esposende sente-se muito honrada com a publicação de mais este livro de José Felgueiras que vem enriquecer o espólio histórico-literário de Esposende e da vida das suas gentes.