Banda de Música de Belinho apresenta concerto comemorativo do Dia de Portugal

concerto Banda Belinho

O Município de Esposende vai promover um concerto comemorativo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com a Banda de Música de Belinho. O espetáculo decorrerá no próximo sábado, dia 9 de junho, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre.

Sob a direção do Maestro Bruno Santos, a Banda de Belinho vai interpretar algumas das mais belas obras clássicas, antecipando a celebração do Dia de Portugal. Este concerto integra a programação cultural do Município, que passa por proporcionar o acesso a espetáculos de qualidade, mantendo a diversidade na oferta.

A referência mais antiga que se conhece relativa à Banda Marcial de Belinho data de junho de 1895. De 1952 a 1969 esteve associada aos Bombeiros de Fão, chegando a ter o nome de Banda dos Bombeiros Voluntários de Fão. Por volta de 1986 desagregou-se, tendo retomado a atividade em agosto de 2000. Desde novembro de 2014 tem como Diretor Artístico e Regente o Maestro Bruno Santos.

Em termos organizativos, a Banda depende da associação CEFORM - Centro de Formação Musical de Belinho, institucionalizada em 2003. É na escola de formação musical desta associação que se formam a maioria dos músicos desta Banda. Desde 2007, com o apoio do Município de Esposende, o CEFORM tem vindo a organizar o Festival de Bandas de Música, evento único no concelho.