“Festa da História - Esposende, Terra de Mareantes” anima cidade até domingo

30 Ago

DSC_0006

Com o cortejo de boas vindas aos mareantes desembarcados e a chegada do Arauto Régio anunciando a Carta de Feira arrancou, esta tarde, a “Festa da História – Esposende, Terra de Mareantes”, um evento cultural e de recriação histórica, promovido pelo Município de Esposende, em parceria com a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, e que vai animar a cidade até ao próximo domingo, dia 2 de setembro. Integrado na programação Verão 2018, o evento tem como objetivos a promoção turística do concelho e a dinamização do tecido económico local.

A segunda edição da Festa da História é dedicada à tradição marítima da cidade, trazendo à memória o Rei D. Sebastião e as razões que levaram este monarca a atribuir, através de Carta Régia, o título de vila a Esposende no longínquo ano de 1572. Ao longo do evento, os visitantes serão convidados a viajar no tempo e a conhecer as origens de Esposende, através de recriações históricas e de toda a envolvência caraterística da época.

Ao longo de quatro dias, a animação será constante, com espetáculos teatrais, atores, figurantes e animadores de rua, música, espetáculos circenses, tendas de comércio, jogos para as crianças e outros atrativos. Componente essencial é também a vertente gastronómica, com alargada diversidade de sugestões.

A expetativa é de que se repita o sucesso da edição anterior, que atraiu milhares de visitantes, fazendo de Esposende um destino cada vez mais procurado neste período. Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, realça que “o Município tem desenvolvido uma forte aposta na programação de Verão, promovendo as mais variadas iniciativas e eventos, por forma a atrair todo o tipo de públicos”. Considerou que “a estratégia tem sido bem-sucedida, atendendo ao cada vez maior número de pessoas que escolhem Esposende como destino neste período”. Benjamim Pereira salientou, contudo, que a estratégia do Município passa também pelo combate à sazonalidade, razão pela qual, ao longo de todo o ano, é desenvolvido um conjunto alargado de iniciativas de diversa índole.

O programa da Festa da História está disponível em www.visitesposende.com.