Município de Esposende lança projeto Hortifruti para incentivar crianças a consumir legumes

Promoção de SaúdeSaude
25 Outubro 2017

IMG_0171

Assinalando o Dia Mundial da Alimentação, que se comemora a 16 de outubro, o Município de Esposende iniciou o projeto “Hortifruti: a força dos legumes”, em parceria com a Cooperativa Agrícola de Esposende, a ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, a Associação Esposende Solidário e o Supermercado JAJU.

Este projeto pretende envolver as escolas do concelho, bem como as respetivas cantinas, na motivação das crianças para a ingestão de legumes. Assim, ao longo deste ano letivo, serão promovidos diversos legumes, consoante a época de produção. Para o efeito, serão desenvolvidas várias atividades e estratégias, quer nas escolas, quer nas cantinas escolares.

O projeto iniciou com a iniciativa “Festa dos legumes”, que decorreu nos dias 19 e 20 de outubro, no Mercado Municipal de Esposende, e que contou com a participação de mais de 1200 crianças. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver diversas atividades, nomeadamente participar num showcooking em que foi confecionada Lasanha Vegetariana, conhecer legumes produzidos no concelho e plantar algumas plantas que levaram depois para cada uma das escolas. Puderam igualmente realizar pequenas atividades experimentais, nomeadamente extrair os pigmentos de diferentes legumes e colorir com os mesmos, criar um relógio através da energia dos legumes, perceber o que é o DNA a extrair de diferentes legumes e adivinhar qual o legume apenas através do olfato e do tato. A iniciativa contou, ainda, com uma área lúdica de desenho e jogo relacionadas com a área da alimentação.

Reconhecendo que a escola constitui um ambiente favorável para o desenvolvimento de ações para a promoção da saúde e de estímulo, formação ou correção de hábitos saudáveis, o Município aposta no desenvolvimento deste projeto com o intuito de incutir bons hábitos alimentares nas crianças em contexto escolar, contribuindo para que estes se possam repercutir no seio familiar.