Esposende sensibiliza comunidade para a problemática das demências

Ação SocialPromoção de SaúdeSaude
27 Julho 2018

O Município de Esposende associa-se à Associação Alzheimer Portugal, no âmbito da campanha “Amigos na Demência”, cujo objetivo principal passa por informar e sensibilizar a população portuguesa para esta doença.

A iniciativa arranca na próxima segunda-feira, 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, integrada no movimento global “Dementia Friends”, implementado em 17 países em todo o mundo. Pretende-se sobretudo aumentar a compreensão sobre esta doença e convidar todos os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia-a-dia das pessoas com demência.

Nesta linha de orientação, no âmbito do Programa Ativo Mais, o Município de Esposende tem em curso, desde maio, o projeto “Som da memória – paisagens sonoras”. Constitui um espaço de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência que proporciona experiências de estimulação cognitiva e sensorial através da música. Este projeto visa contribuir para a sensibilização sobre a problemática da demência e promover a capacitação e valorização dos familiares e cuidadores.

No Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que se assinala 21 de setembro, Esposende promove o Passeio da Memória, caminhada solidária, cujo valor das inscrições reverterá na íntegra para a Alzheimer Portugal. Através desta atividade pretende-se informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

No dia 22 de setembro, às 15h00, a Casa da Juventude acolhe o “Café Memória Faz-se à Estrada”, uma sessão itinerante que visa informar e sensibilizar para a problemática das demências, de forma descontraída e informal. Esta ação será o ponto de partida para a criação do “Café Memória” no concelho de Esposende, na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com a Associação Alzheimer Portugal, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, a Unidade ConVidaSaúde do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado Ill–Barcelos/Esposende e a Câmara Municipal de Esposende.

A Vice-Presidente da Camara Municipal de Esposende e Vereadora da Coesão Social, Alexandra Roeger, salienta que “no Plano de Desenvolvimento Social 2016-2021 as demências e as doenças neurogenerativas estão referenciadas como uma das problemáticas sociais de intervenção prioritária, pelo que se torna crucial sensibilizar a comunidade sobre esta problemática, designadamente sobre sinais de alerta, prevenção geral, diagnóstico e intervenção, direitos da pessoa com demência, princípios de atuação na prestação de cuidados e o papel dos cuidadores e familiares”.