Município de Esposende desmistifica cancro junto da comunidade escolar

EducaçãoPromoção de SaúdeSaude
04 Fevereiro 2019

No âmbito do Programa Municipal de Promoção da Saúde, o Município de Esposende dá continuidade, neste ano letivo, ao trabalho de esclarecimento/sensibilização sobre a problemática do cancro que tem vindo a desenvolver junto da comunidade escolar do concelho.

Assim, ao longo deste mês, em que se assinala o Dia Mundial Contra o Cancro (4 de fevereiro), o Município, em parceria com o projeto HOPE - que nasceu de um trabalho de investigação desenvolvido na Universidade do Porto, em conjunto com o Instituto Português de Oncologia do Porto e a empresa de comunicação em Saúde BRIGHT - vai desenvolver ações dirigidas aos alunos do 5.º ano de escolaridade de todas as escolas do concelho, com o intuito de esclarecer as crianças sobre esta doença, desmitificando-a.

Estas ações assentam num videojogo e pretendem desenvolver conhecimentos no auxílio às crianças com cancro, de forma a ajudá-las a entender a doença, melhorar a sua condição física através do exercício e auxiliar os pais e voluntários ao longo do tratamento.

Este ano, serão também realizadas ações de formação dirigidas especificamente a professores, com o tema "Estratégias de adaptação escolar em casos de oncologia pediátrica".

Todos os anos, cerca de oito milhões de pessoas morrem de cancro, estimando-se que o número de casos e mortes relacionadas com a doença a nível mundial venha a duplicar nos próximos 20-40 anos. E como cada um pode fazer a diferença, a campanha da Liga Portuguesa Contra o Cancro “Eu sou e eu vou” pretende explorar como individual e coletivamente se pode agir na luta contra o cancro.

Neste propósito e no âmbito do protocolo que o Município de Esposende tem estabelecido com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, é disponibilizado gratuitamente a doentes e familiares o Serviço de Psico-Oncologia, que funciona no Centro de Saúde de Esposende.

Este serviço visa trabalhar as reações psicológicas dos doentes com cancro e seus familiares em todos os estádios da doença incluindo a fase de sobrevivência. É aberto a todos, independentemente da unidade de saúde onde o doente está a realizar o tratamento médico, sendo que as marcações de consultas poderão ser solicitadas diretamente no Centro de Saúde de Esposende, através do Médico de Família ou pelo telefone 253 969 740, bem como através da Câmara Municipal, para o e-mail município.esposende@cm-esposende.pt ou telemóvel 930 425 431, ou, ainda, da Liga Portuguesa Contra o Cancro através do e-mail psico-oncologia@ligacontracancro.pt ou telefone 225 420 689.

Estas ações enquadram-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, designadamente no que se rerefe ao ODS 3 - Saúde de Qualidade e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.