Município de Esposende sensibiliza crianças para a adoção animal com Campanha “Rafeiro: uma raça com estilo”

AnimaisPlano Municipal de Dignificação dos Animais
07 Fevereiro 2019

_DSC2658

Com o intuito de fomentar a adoção de animais, o Município de Esposende vai desenvolver uma campanha educativa junto das crianças da Educação Pré-Escolar e dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, intitulada "Rafeiro: uma raça com estilo".

A iniciativa insere-se no Plano Estratégico Municipal de Bem-estar Animal e pretende sensibilizar os mais pequenos para a realidade dos animais de rua e, consequentemente, consciencializar as famílias para a importância de lhes garantir um lar, onde possam ser acolhidos e acarinhados.

Assim, as crianças da Educação Pré-Escolar terão oportunidade de, nos próprios jardins-de-infância, privar com animais do Canil do Alto Minho – Ponte de Lima, enquanto que os alunos do 4.º ano irão visitar aquele equipamento, para onde são encaminhados os cães errantes do concelho. Estas ações abrangerão aproximadamente 340 crianças, ao longo do ano letivo, tendo-se iniciado hoje, 7 de fevereiro, com a visita dos alunos da Escola Básica de Guilheta - Antas ao Canil Intermunicipal.

Assumida como um mecanismo de divulgação e incentivo ativo à adoção animal, a campanha "Rafeiro: uma raça com estilo" pretende, assim, evidenciar que a solução para os animais de rua só é possível através de um esforço conjunto que engloba nunca abandonar um animal, castrar para evitar crias indesejáveis, adotar ao invés de comprar, e valorizar o cão sem raça definida.

Atendendo a que os animais têm um papel essencial na vida em sociedade, o Município de Esposende, por via da implementação do Plano Estratégico Municipal de Bem-estar Animal, associa-se à sua dignificação, tanto na criação de melhores condições de vida para os mesmos, como na implementação de medidas de proteção, através da sensibilização e informação da comunidade relativamente a estas matérias.