Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Áreas Temáticas

  • Clínica Integrativa 

    Clínica Integrativa

    debate a amplitude do conceito de saúde das nossas crianças, numa abordagem clínica integrativa (física, psíquica e emocional) e da importância de práticas de educação consciente no ambiente familiar e escolar.

    Uma sociedade vocacionada para o trabalho tem sido o maior inimigo das famílias, obrigando os pais a se ausentarem e entregar os seus filhos a um sistema educativo similar a um estabelecimento prisional, segundo Gustavo Santos. A intensidade laboral a que os pais são “forçados” retira destes o mais importante para uma criança feliz, tempo e disponibilidade emocional, são fatores nucleares para uma parentalidade consciente. A influência das emoções das crianças na saúde destas é também corroborada.

     

    IRISMED – Clínica de Medicina Integrativa

    A IRISMED, é uma Clinica de Medicina Integrativa onde o paciente é visto como um todo. Acompanham o paciente nas diferentes áreas sempre com a perspectiva médica convencional e natural. 

     

    Seminário “A Saúde de uma criança feliz”: A_saude_de_uma_crian_a_feliz_cartaz_V0.8

     

  • Espondilite Anquilosante

    A Espondilite Anquilosante

    é uma doença inflamatória crónica e incapacitante do foro reumático, que afeta principalmente as articulações da coluna, causando rigidez muscular e fortes dores lombares e na cervical. De forma a combater a evolução da doença, a pessoa com Espondilite Anquilosante deve ter alguns cuidados com a alimentação e praticar exercício físico, de preferência na água.

     

    A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante

    é uma associação que presta apoio a doentes com Espondilite Anquilosante (EA). Com sede em São Domingos de Rana (Lisboa), tem vindo a alargar as suas atividades a todo o país, com a implantação de vários núcleos, tendo o Núcleo Regional de Braga sido criado a 21 de Julho de 2001. Neste momento, o Núcleo de Braga conta com 150 associados, sendo que cerca de 40 são de Barcelos e uma larga dezena reside em Esposende.

    Ao longo destes anos, o Núcleo de Braga tem criado classes de hidroterapia para Espondilíticos, em Braga e em Barcelos, assim como aulas de Chi Kung que visam evitar a anquilose e melhorar as condições de vida dos doentes. Todos os anos, a Associação Nacional, com sede em Lisboa, organiza um Encontro Nacional para Espondilíticos e familiares e o Núcleo de Braga da ANEA promove um Encontro Luso-Galaico com a AVIDEPO, associação congénere de VIGO/Pontevedra. Ambos os encontros científicos contam com a presença de vários especialistas na área, que falam da problemática, das novas formas de tratamento e fomentam o convívio entre associados e familiares. Além disso, o núcleo prepara um passeio anual para associados e familiares. Todas estas valências têm como ambição reduzir os efeitos adversos da doença, criar laços entre os diversos associados e divulgar a doença.

     

    XII encontro Luso Galaico de espondilíticos: programa_definitivo

  • Hemocromatose

    A hemocromatose

    Sendo uma alteração genética com grande prevalência no norte do País - 1 em cada 297 pessoas pode ser portador do gene da mutação que pode causar a sobrecarga do ferro – a APH tem desenvolvido a sua actividade junto da população e médicos de família geral familiar para alertar e prevenir para o diagnóstico precoce e assim evitar patologias graves como a diabetes, a cirrose hepática, artroses e cardiopatias.

     

    A Associação Portuguesa de Hemocromatose

    é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 2003.
    Tem como objectivo dar apoio e informação a pessoas com hemocromatose e seus familiares, promover o conhecimento sobre a doença e a sua detecção precoce.

     

    Simpósio “Sobrecarga de ferro: quando, como e porquê referenciar?”: HEMOCROMATOSE_POSTER_2018_FINAL