Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Áreas Temáticas

  • Associação Portuguesa de Integração Sensorial - 7senses

    Associação Portuguesa de Integração Sensorial - 7senses

    Movidos pela necessidade de aprofundar conhecimentos na área de integração sensorial, uma equipa de terapeutas ocupacionais resolveu criar um grupo de trabalho que pudesse trazer a integração sensorial de Jean Ayres até Portugal. 
    A 7 Senses nasceu com princípios e objectivos bem definidos: de ser uma entidade que promovesse a integração sensorial junto dos terapeutas ocupacionais em Portugal, bem como divulgá-la a pais, profissionais de saúde e de educação. Ainda em 2008, a 7 Senses passou a ser a Associação de Integração Sensorial representativa de Portugal na SIGN (Sensory Integration Global Network), sendo também desde esse ano representação assídua no R2K (Research to knowledge in Sensory Integration), realizado anualmente em Los Angeles.
    A 7 Senses cresceu e desenvolveu-se nas diferentes áreas, na área da formação e da investigação e também na abertura do seu primeiro espaço terapêutico.
    Ao nível da formação já foram realizadas várias edições da Pós-Graduação em Integração Sensorial, assim como cursos da intervenção da integração sensorial em áreas como a alimentação, o autismo, a ideação e práxis e a primeira infância . Têm vindo também a ser desenvolvidos Cursos Introdutórios de Integração Sensorial, Cursos de Integração Sensorial para Terapeutas da Fala e mais recentemente Integração sensorial e a escrita manual.
    Na investigação têm sido desenvolvidos pequenos estudos de investigação, na sua grande maioria relacionadas com processos de adaptação de instrumentos de avaliação, nomeadamente SIPT, SPM, BOT-2 e EASI. Este ano o grande desafio é o do contributo para a validação internacional do novo instrumento de avaliação, o EASI® (Evaluation in Ayres Sensory Integration).

     

    2.º Congresso Ibérico de Integração Sensorial: 

    Programa: Programa

    Resumo: Resumo

  • Clínica Integrativa 

    Clínica Integrativa

    debate a amplitude do conceito de saúde das nossas crianças, numa abordagem clínica integrativa (física, psíquica e emocional) e da importância de práticas de educação consciente no ambiente familiar e escolar.

    Uma sociedade vocacionada para o trabalho tem sido o maior inimigo das famílias, obrigando os pais a se ausentarem e entregar os seus filhos a um sistema educativo similar a um estabelecimento prisional, segundo Gustavo Santos. A intensidade laboral a que os pais são “forçados” retira destes o mais importante para uma criança feliz, tempo e disponibilidade emocional, são fatores nucleares para uma parentalidade consciente. A influência das emoções das crianças na saúde destas é também corroborada.

     

    IRISMED – Clínica de Medicina Integrativa

    A IRISMED, é uma Clinica de Medicina Integrativa onde o paciente é visto como um todo. Acompanham o paciente nas diferentes áreas sempre com a perspectiva médica convencional e natural. 

     

    Seminário “A Saúde de uma criança feliz”: A_saude_de_uma_crian_a_feliz_cartaz_V0.8

     

  • Espondilite Anquilosante

    A Espondilite Anquilosante

    é uma doença inflamatória crónica e incapacitante do foro reumático, que afeta principalmente as articulações da coluna, causando rigidez muscular e fortes dores lombares e na cervical. De forma a combater a evolução da doença, a pessoa com Espondilite Anquilosante deve ter alguns cuidados com a alimentação e praticar exercício físico, de preferência na água.

     

    A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante

    é uma associação que presta apoio a doentes com Espondilite Anquilosante (EA). Com sede em São Domingos de Rana (Lisboa), tem vindo a alargar as suas atividades a todo o país, com a implantação de vários núcleos, tendo o Núcleo Regional de Braga sido criado a 21 de Julho de 2001. Neste momento, o Núcleo de Braga conta com 150 associados, sendo que cerca de 40 são de Barcelos e uma larga dezena reside em Esposende.

    Ao longo destes anos, o Núcleo de Braga tem criado classes de hidroterapia para Espondilíticos, em Braga e em Barcelos, assim como aulas de Chi Kung que visam evitar a anquilose e melhorar as condições de vida dos doentes. Todos os anos, a Associação Nacional, com sede em Lisboa, organiza um Encontro Nacional para Espondilíticos e familiares e o Núcleo de Braga da ANEA promove um Encontro Luso-Galaico com a AVIDEPO, associação congénere de VIGO/Pontevedra. Ambos os encontros científicos contam com a presença de vários especialistas na área, que falam da problemática, das novas formas de tratamento e fomentam o convívio entre associados e familiares. Além disso, o núcleo prepara um passeio anual para associados e familiares. Todas estas valências têm como ambição reduzir os efeitos adversos da doença, criar laços entre os diversos associados e divulgar a doença.

     

    XII encontro Luso Galaico de espondilíticos: programa_definitivo

  • Hemocromatose

    A hemocromatose

    Sendo uma alteração genética com grande prevalência no norte do País - 1 em cada 297 pessoas pode ser portador do gene da mutação que pode causar a sobrecarga do ferro – a APH tem desenvolvido a sua actividade junto da população e médicos de família geral familiar para alertar e prevenir para o diagnóstico precoce e assim evitar patologias graves como a diabetes, a cirrose hepática, artroses e cardiopatias.

     

    A Associação Portuguesa de Hemocromatose

    é uma associação privada, sem fins lucrativos, fundada em 2003.
    Tem como objectivo dar apoio e informação a pessoas com hemocromatose e seus familiares, promover o conhecimento sobre a doença e a sua detecção precoce.

     

    Simpósio “Sobrecarga de ferro: quando, como e porquê referenciar?”: HEMOCROMATOSE_POSTER_2018_FINAL