Município de Esposende estimula arte em tempo de isolamento social

2020/04/02

E quando nos pudermos voltar a abraçar? Mais do que uma questão que se coloca neste tempo de combate à pandemia provocada pelo surto de COVID-19, este é o desafio criativo que o Município de Esposende lança a toda a comunidade.

Sendo a arte, nas suas mais variadas formas, uma via privilegiada para o ser humano exprimir, podendo traduzir pensamentos, sentimentos e emoções, a autarquia desafia a comunidade a expressar-se através da produção de trabalhos artísticos que se assumam como um ato expressivo de reflexão sobre este tempo que será, porventura, o maior desafio coletivo das nossas vidas.

Sendo potencialmente também reflexo de um determinado contexto histórico, temporal e espacial, a sua partilha pode igualmente assumir um importante papel social, estimulando a consciência individual e coletiva. É neste contexto que surge este desafio à criatividade, que poderá ser expressada através de diversas manifestações, como a escrita, as artes performativas (música, teatro, dança, entre outras), as artes visuais (desenho, ilustração, escultura, pintura, entre outras), ou as artes multimédia (vídeo, fotografia, animação, entre outras).

Os interessados poderão participar de forma individual ou coletiva, por exemplo uma turma, um grupo organizado de uma instituição, um grupo de moradores, com total liberdade de escolha no que se refere às modalidades artísticas, privilegiando-se a criteriosa escolha de recursos e equipamentos e materiais ambientalmente sustentáveis.

Este desafio criativo dirige-se a toda a comunidade do concelho de Esposende, sem limite de idade, nomeadamente aos residentes, aos emigrantes e aos cidadãos temporariamente ausentes. As inscrições decorrerão até ao dia 30 de junho e terão que ser submetidas online aqui

Após este período, e quando, efetivamente, voltar o tempo de nos podermos novamente abraçar, o Município irá promover uma mostra coletiva de trabalhos, num local público de grande visibilidade, a definir mediante a quantidade e a natureza das produções. Desta forma, através das artes, e num ato que se espera amplamente participado e mobilizador, a Câmara Municipal poderá também assim marcar a vivência deste momento histórico e projetar o nosso futuro coletivo.

Através desta ação, o Município está a fomentar a criatividade de toda a comunidade e a ocupação criativa e positiva dos tempos livres, dinamizando e promovendo as várias formas de arte, e, simultaneamente, ajudando a comunidade a ultrapassar os constrangimentos provocados pelo isolamento social.

Para mais informações