Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão
-
-
Apúlia - Passadiço
-
Fão - Restinga do Cávado
-
Fão - Zona Ribeirinha e Ecovia
-
Apúlia - Masseira
-
Fão - Parque Natural e Percurso Pedestre
-
Fão - Facho e Capela da Bonança
-
Apúlia - Moinho
-
Fão - Igreja Paroquial
-
Fão - Zona Ribeirinha e Ecovia
-
Apúlia - Painel de Azulejos
-
Fão - Igreja da Misericórdia
-
Fão - Praia de Ofir
-
Apúlia - Barcos de Pesca
-
Fão - Igreja do Senhor do Bom Jesus
-
Apúlia - Moinhos
-
Apúlia - Igreja Paroquial
-
Fão - Praia de Ofir
-
Fão - Zona Ribeirinha
-
Apúlia - Passadiço e Praia
-
Fão - Cemitério Medieval
-
Apúlia - Praia
-
Fão - Facho da Bonança
-
Fão - Parque Natural
Executivo
Presidente: Valdemar Mota Faria
Tesoureira: Luísa Fernanda Silva da Torre
Secretário: Otílio da Silva Hipólito
Apúlia
Rua da Casa do Povo, nº 18
4740-047 Apúlia - Esposende
Telefone 253 982 460
Email jfapulia@sapo.pt
Websitewww.apuliafao.freguesias.pt/
Fão
Rua Prof. D. Ida Eiras, nº 20
4740-378 Fão - Esposende
Telefone 253 982 143
Fax 253 982 143
Email secretaria@apuliafao.freguesias.pt | presidente@apuliafao.freguesias.pt | freguesiadefao@gmail.com
Website www.apuliafao.freguesias.pt
Informações
A Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, procedeu à organização administrativa do território das freguesias. Assim, as freguesias de Apúlia e Fão foram agrupadas tendo surgido a União das Freguesias de Apúlia e Fão.
Apúlia
- Orago: S. Miguel
- Área: 10,51 Km2
- População: 4.198 habitantes (Censos 2011).
- Atividades Económicas: Pesca, Agricultura, Indústria Têxtil e Turismo.
- Toponímia: A origem do nome desta freguesia anda ligada também à arqueologia. Diz a tradição que os romanos deram o nome de Apúlia a esta localidade devido às semelhanças deste local com a Apúlia (Puglia) italiana.
- Brasão: Escudo de azul, com dois rodafoles de ouro, encabados de negro; campanha ondada de prata e verde de três tiras. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com legenda a negro: “Apúlia”.
- Localização: Apúlia situa-se no extremo sul do concelho, fazendo fronteira, a sul, com a freguesia de Estela, (concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto e província do Douro Litoral). A norte confina com Fão (freguesia com quem está agregada), deste concelho, a nascente com Fonte Boa e Barqueiros (esta última do concelho de Barcelos) e a poente com o Oceano Atlântico.
- Património Cultural e Edificado: Cruzeiro da Agra dos Mouros; Igreja Paroquial; Capela de S. Bento; Capela de Nossa Senhora do Amparo; Capela da Senhora da Caridade, Capela da Senhora da Guia, Capela da Senhora da Boa Viagem e Moinhos de vento.
- Património Natural: A praia de Apúlia, pelas suas condições naturais e propriedades terapêuticas que lhe são atribuídas, é muito procurada na época balnear.
- Património Etnográfico - Ranchos: Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia; Rancho Folclórico Sargaceiro da Vila de Apúlia.
Fão
- Orago: S. Paio
- Área: 6,04 Km2
- População: 3.103 habitantes (Census 2011).
- Atividades Económicas: Agricultura; Pesca; Turismo e Serviços.
- Toponímia: A origem do nome Fão tem sido alvo de estudos de vários investigadores. Uns apontam para a sua origem num templo de origem romana – o Fanum – à volta do qual teria nascido o primeiro povoado. Outros propõem a sua origem na atividade salineira, ou seja, o nome dado à medida utilizada – a Fanga.
- Brasão: Escudo de azul, torre de prata lavrada de negro, rematada por uma cesta de ferro, ardendo de labaredas de ouro avivadas de vermelho e movente de uma campanha ondeante de prata e verde; a torre entre dois cavalos-marinhos heráldicos, de prata, realçados de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “FÃO”. (Diário da República, III Série, nº 71, de 25/03/1997).
- Localização: Junto à foz do rio Cávado situa-se a Fão. Confina a norte com o rio Cávado, a sul com Apúlia (com quem está agregada), a nascente com Fonte Boa e a poente com o Oceano Atlântico.
- Património Cultural e Edificado: Cemitério Medieval das Barreiras; Facho da Senhora da Bonança; Igreja Paroquial; Igreja da Misericórdia; Templo do Bom Jesus; Capela de Santo António da Fonte; Capela da Senhora da Bonança; Capela da Senhora da Lapa; Núcleo Museológico da Misericórdia; Ponte Luís Filipe; Casa dos Carneiros.
- Património Natural: Praias, Estuário do Rio Cávado e o Pinhal de Ofir.