Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar
-
-
Mar - Igreja Paroquial
-
Belinho - Igreja Paroquial
-
Belinho - Torre de Observação
-
Mar - Praia de S. Bartolomeu do Mar
-
Belinho - Capela de Santo Amaro
-
Belinho - Capela da Senhora da Guia
-
Mar - Igreja Velha
-
Belinho - Praia
-
Belinho - Senhora da Guia
-
Mar - Banho Santo
-
Belinho - Senhora da Guia
-
Belinho - Senhora da Guia
-
Mar - Marco do Rei
-
Mar - Igreja Velha
-
Belinho - Capela S. Cristovão
-
Mar - Romaria de S. Bartolomeu do Mar
-
Mar - Junta de Freguesia
-
Belinho - Monte da Senhora da Guia
-
Mar - Menir de Mar
Executivo
Presidente: Manuel Eiras Martins Abreu
Secretário: Carlos Manuel Sampaio Brás Lima
Tesoureiro: Carla Manuela Ferreira Martins Torres
Contactos
Belinho
Av. da Igreja, 1
4740 - 165 Belinho
Telefone 253 871 976 / 253 872 132
Fax 253 871 976 / 253 872 132
Email freguesiabelinho@gmail.com
Website
Mar
Largo 25 de Abril, 1
4740 - 512 Mar
Telefone 253 872 132
Fax 253 872 132
Email jf.mar@sapo.pt
Website
Informações
A Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, procedeu à organização administrativa do território das freguesias e as freguesias de Belinho e Mar foram agrupadas tendo surgido a União das Freguesias de Belinho/Mar.
Belinho
- Orago: S. Pedro Fins
- Área: 7,4 Km2
- População: 2.017 habitantes (Censos 2011).
- Atividades Económicas: Agricultura e Transformação de Granito.
- Toponímia: segundo vários autores, Belinho trata-se de um antropónimo, ou seja, o nome de um homem. Essa origem poderá remontar à romanização, onde este local terá adotado um nome próprio romano Belinus.
- Brasão: Escudo de azul, com uma estrela de ouro e, em orla, oito abelhas de ouro, realçadas de negro. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: “BELINHO“ (Diário da República, III Série, nº 33, de 09/02/1999).
- Localização: Belinho situa-se na parte norte do concelho. Confronta a norte e nascente com a freguesia de Antas (S. Paio), a poente com o Oceano Atlântico e a sul com Vila Chã e Mar (S. Bartolomeu).
- Património Cultural e Edificado: Igreja paroquial; Capela da Senhora da Guia; Cruzeiro; Capela de Santo Amaro; Fontes do Calvário; Capelinhas da Procissão de Passos; Alminhas e Cruzeiros.
- Património Natural: Miradouro da Senhora da Guia.
Mar
- Orago: S. Bartolomeu
- Área: 2,54 Km2
- População: 1.182 habitantes (Census 2011).
- Atividades Económicas: Agricultura.
- Toponímia: A origem do nome não é consensual entre os investigadores. O primitivo nome era S. Bartolomeu de Vila d’Atam – antropónimo da Reconquista. Por volta do séc. XIV este nome cai em desuso e no início do séc. XVI aparece referenciada como S. Bartolomeu das Marinhas (atividade salineira). Em 1572, na Carta Régia que D. Sebastião elevou Esposende a vila, já vem referenciada como S. Bartolomeu do Mar.
- Brasão: Escudo de prata, ondeado de verde, com pira de ouro, carregada de um galo negro, ousado, bicado, cristado, barbelado e membrado de vermelho, e, em ponta, de um livro de prata aberto, encadernado de vermelho, tendo brocante uma faca de vermelho encabada de negro e posta em barra. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: “MAR - ESPOSENDE“ (Diário da República, III Série, nº 169, de 24/07/1997).
- Localização: Mar (S. Bartolomeu) situa-se na parte norte do concelho. Encontra-se em plena planície do litoral e confina a norte com Belinho (com quem está agregada), a nascente com Vila Chã, a sul com Marinhas e a Poente com o Oceano Atlântico.
- Património Cultural e Edificado: Estátua-menir de Mar; Igreja Velha; Igreja Paroquial; Fonte das Quatro Bicas, Cruzeiros e Alminhas.
- Património Natural: Praias Oceânicas.