Atividades pedagógicas
Enfatizando-se a literacia da arte como impulsionadora dos territórios criativos, o projeto contempla a dinamização de ações de caráter pedagógico, promovidas através de uma parceria com o Instituto para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho, que permitam à comunidade (escolar e/ou outras) apreender através de um conjunto de ações práticas, multidisciplinares (artes, ciências, tecnologias) os conceitos agregadores do projeto, sensibilizando-os para as grandes temáticas da sustentabilidade, da economia circular, do património e da cultura.
Conceptualmente, na relação entre o trinómio sustentabilidade, arte e tecnologia, serão envolvidas duas turmas do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Henrique Medina e a comunidade que integra o projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade. O objetivo final passa pela produção de um objeto de cariz artístico, cuja produção será orientada pelo artista esposendense Jorge Braga, que venha a integrar o circuito de Arte Pública de Esposende e que consubstancie, na sua essência, os pilares do projeto Esposende SmartCity: Sustentabilidade, Território, Pessoas e Arte. O objeto artístico estará concluído e será apresentado no âmbito do Fórum da Educação 2020, em finais de maio/início de junho.
Para além deste processo de criação coletiva, o projeto prevê a realização de outras ações, como workshops, visitas de estudos, entre outras, potenciando-se o contacto entre os artistas, os alunos e demais comunidade. Disso é exemplo o workshop realizado pelo escultor Volker Schnüttgen com praticamente todas as turmas do 9.º ano do concelho de Esposende, de 21 a 24 de outubro de 2019, semana na qual ocorreu a inauguração da obra de sua autoria “Padrão do Mar”.